Articles by "Bahia"

Mostrando postagens com marcador Bahia. Mostrar todas as postagens



Um homem diagnosticado com H1N1 e três idosas com diagnóstico positivo para H3N2 morreram, na primeira quinzena deste mês, em Salvador, segundo informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta quinta-feira (16).

As vítimas tinham 55, 73, 81 e 97 anos. De acordo com a SMS, nenhuma delas havia sido vacinada contra a doença durante a campanha de imunização deste ano. Com os casos, sobe para seis o número de mortes por conta do vírus Influenza A no estado.

Os seis casos ocorreram em Salvador. Assim como o homem de 55 anos, as duas primeiras vítimas também foram diagnosticadas com H1N1. Uma delas foi um garoto de 3 anos e a outra um menino de 10.

Iniciada em 10 de abril, a estratégia imunizou até o momento cerca de 396 mil pessoas, número que corresponde a 58% do total da população alvo, segundo a SMS.

Aproximadamente 174 mil pessoas entre idosos (a partir de 60 anos), crianças (de 6 meses a menores de 6 anos), gestantes, puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias), trabalhadores de saúde e professores do serviço público e privado, portadores de doenças crônicas, além de policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas residentes na capital baiana ainda não procuraram os postos de saúde da rede municipal para receber a dose da vacina até então.

A meta da gestão é proteger pelo menos 90% da população elegível residente no município.

No sábado (18), das 8h às 17h, ocorrerá um novo Dia D de vacinação contra gripe na capital baiana. A primeira ação foi nacional e aconteceu no dia 4.

Nesta nova campanha, 189 pontos de imunização entre postos de saúde e locais de grande circulação de pessoas como shoppings, supermercados, creches, associações, igrejas e estações de transbordo estarão disponíveis para imunizar os grupos prioritários.

Confira algumas medidas de prevenção contra a gripe:

Lavagem das mãos várias vezes ao dia, principalmente antes de consumir algum alimento
Evitar tocar a face com as mãos e proteger a tosse e o espirro com lenço descartável
Utilizar lenço descartável para higiene nasal
Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir
Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca
Higienizar as mãos após tossir ou espirrar
Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas
Manter os ambientes bem ventilados
Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza
Evitar sair de casa em período de transmissão da doença
Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados)
Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos

*G1




O número de assassinatos caiu 19,3% nos três primeiros meses deste ano na Bahia, em comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado foi aponado pelo Monitor da Violência do portal G1.

Em janeiro, fevereiro e março do ano passado, no total, foram registradas 1556 mortes. O mesmo período desse ano computou 1255 mortes.

Em todo o país, os dados do monitor apontam que houve 3.228 mortes a menos no 1º trimestre de 2019 - o que equivale a 24%. Também houve, em todos os estados do país, redução do número de assassinatos no mesmo período.

Quatro estados tiveram quedas superiores a 30%: Ceará, Amapá, Sergipe e Rio Grande do Norte. Em números absolutos, o estado com a maior redução foi o Ceará, com 691 vítimas a menos. (Metro1)




Uma aeronave que transportava músicos e a produção técnica do cantor Amado Batista, que se apresentou em Jequié, na noite deste domingo (12), por pouco não provocou uma tragédia na cidade. O avião chegava a Jequié no início da noite e, segundo informações que chegaram à redação do Blog Marcos Frahm, a aeronave realizava voo rasante tentando localizar a cabeceira da pista de pouso no Aeroporto Vicente Grilo, que enfrenta problemas com a iluminação na área e estaria às escuras no momento em que a aeronave modelo B300, Classe Pouso Convencional 2 motores turbohelice, com ano de fabricação 1996, da Fabricante Raytheon Aircraft, com capacidade para 9 pessoas tentava pousar, deixando os moradores jequieenses apreensivos em decorrência da possibilidade de um possível desastre. Para o pouso, foi necessária a entrada de automóveis no Aeroporto para que os motoristas iluminassem a pista com os faróis de seus veículos acessos.

O piloto conseguiu realizar o pouso e ninguém ficou ferido, apesar do susto. A Prefeitura de Jequié emitiu nota informado que o Aeroporto é de domínio e responsabilidade do Governo do Estado da Bahia, ”cabendo a Prefeitura, em forma de cooperação técnica, a sua manutenção básica e a segurança do espaço interno e no seu entorno, durante seu uso esporádico”. O avião é de de propriedade da AB Promoções e Produções Artísticas e Gravadora Ltda EPP, CNPJ 47.509.120/0001-82, do cantor Amado Batista, que se apresentou em um evento privado na AABB de Jequié.

”Todos os comandantes de aeronaves conhecem bem, através do Sistema ROTEAR, quais os aeroportos no Brasil que possuem balizamento para operação noturna. Diante desse aspecto técnico, considerado básico para a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), qualquer piloto que tente o pouso noturno em aeroporto sem esses equipamentos, como é o caso de Jequié, assume toda e total responsabilidade pela operação, salvo em caso de emergência, que deve ser esclarecido e comprovado às autoridades militares logo após o pouso forçado. do exposto, a Prefeitura de Jequié, finaliza, informando que o pouso dessa aeronave no Aeroporto Vicente Grillo, nas condições acima apresentadas, é de inteira responsabilidade do comandante da aeronave e que tal procedimento será comunicado a ANAC, com o objetivo de evitar procedimentos aéreos considerados de risco para a população e também o espaço aéreo da cidade”, concluiu a nota emitida pela assessoria de comunicação da Prefeitura, tendo informado também que Amado já estava na cidade, desde as 16h. As informações e foto são do Blog Marcos Frahm.




Produtos de fábrica da GE em Camaçari vão abastecer mercado norte-americano


A menos de 10 quilômetros por hora, uma caixa com quase 70 toneladas desfila, fazendo história pelo Porto de Salvador. É uma das 24 naceles que – junto com outros 24 geradores e 24 hubs, para a produção de energia eólica – formam a primeira carga de equipamentos do tipo exportada pelo Porto de Salvador para os Estados Unidos. A operação iniciada anteontem deve ser concluída hoje, quando as 72 peças fabricadas pela GE Renewable Energy - Onshore Wind, em Camaçari, rumam para a cidade de Houston (Texas).

Segundo o diretor da Codeba, o sucesso da operação é importante para literalmente mostrar ao mundo que a estrutura portuária baiana é capaz de movimentar cargas de projeto. A estimativa é que uma única operação do tipo equivalha à movimentação de seis mil contêineres.

Nos últimos anos, o porto exportou cargas eólicas, através do Terminal de Conêineres (Tecon Salvador), operado pela Wilson Sons, para o Japão (2017/2018), Honduras e México (2018). O terminal foi a porta de entrada para 1.036 contêineres com equipamentos no ano passado, além de 6,1 mil toneladas em cargas soltas. 

Leia mais no Correio.




Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira (8), apontam que a produção industrial baiana caiu 10,1% de fevereiro para março deste ano. O próprio levantamento, fruto da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional (PIM-PF Regional), destaca que esse é o pior resultado registrado no estado em março desde 2002. Na análise de todos os meses do ano, foi o pior desempenho desde maio de 2018, quando a produção industrial baiana havia recuado 13,8% sob influência da greve dos caminhoneiros.

Segundo informações do instituto, a retração frente à fevereiro passado foi a segunda maior dentre as 15 áreas pesquisadas, ficando atrás apenas do Pará, cuja queda foi de 11,3%. Essa retração também foi significativamente maior que a da indústria do país como um todo, de 1,3%.



Já em comparação com março de 2018, o desempenho foi negativo, de -6,6%, mas ficou um pouco mais próximo da média nacional, de -6,1%.

O IBGE avalia que os resultados positivos da indústria extrativa (+4%), metalurgia (+49,8%), fabricação de bebidas (+16,5%) e de produtos de minerais não-metálicos (+8,9%) ajudaram a conter a queda da indústria baiana.

Com o desempenho desse terceiro mês, a produção industrial no estado acumula retração de 3,5% no primeiro trimestre de 2019 e mostra variação negativa de -0,3% nos 12 meses encerrados em março. Ambos os resultados estão aquém da média nacional, cuja retração é de 2,2% e a variação negativa, de -0,1%.


Homem fica ferido em acidente na tarde desta terça-feira (07), próximo à Ponte de Ferro, em Laje. De acordo com o Mídia Bahia, o homem de prenome Brás estava conduzindo um veículo de dados ignorados, quando perdeu o controle da direção e o carro capotou. Ele ficou com as pernas presas nas ferragens e teve algumas escoriações. O Corpo de Bombeiros compareceu ao local. Brás que é porteiro do Colégio Estadual Juvenília Peixoto Sampaio foi encaminhado pelo SAMU para o hospital. (Blog do Valente)



Na noite desta segunda-feira (06), um jovem conhecido como Darlan foi atingido por vários tiros na Rua São Jorge no Bairro São Benedito em Santo Antônio de Jesus. Segundo informações, a vítima foi socorrida por populares para o Hospital Regional (HRSAJ), mas não resistiu vindo a óbito. A autoria e motivação do crime ainda é desconhecida. A polícia militar esteve no local, mas até o momento não houve prisões. O corpo será removido para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). O crime está sob investigação da polícia civil. Fonte: Voz da Bahia


As inscrições para o Programa Universidade Para Todos (UPT) vão até amanhã (7). Estão sendo ofertadas 11.505 vagas de ensino pré-vestibular gratuito para estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Médio Regular e 4º ano da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, tanto estadual quanto municipal.

As incrições podem ser feitas no Portal da Educação, e o candidato deve fazer opção por uma única cidade, local de funcionamento e turno que deseja cursar, preenchendo integralmente o formulário de inscrição. A seleção será divulgada dia 10, no mesmo site, e é feita com base na nota de Português e Matemática informada no ato de inscrição.

A matrícula deve ser feita entre 21 e 24 de maio, no turno e local onde o estudante foi aprovado, e as aulas começam dia 27, indo até o mês de dezembro. O Governo do Estado realiza parceria com as Universidades Estaduais, e quem fizer o curso na UNEB ou UESB e obtiver mais de 75% de frequência nas aulas recebe isenção de taxa de inscrição nestes vestibulares.



Um músico que foi assistir a um show de Bruno & Marrone, em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 quilômetros de Salvador, teve as quatro rodas do carro furtadas, enquanto estava no evento.

A vítima, Paulo Bidá, relatou que o furto ocorreu na madrugada de sábado (4), antes dele deixar o evento que contou ainda com shows do cantor Pablo e da cantora Mariana Fagundes. A festa foi realizada em uma casa shows localizada na região da Avenida Presidente Dutra, uma das principais da cidade.

Bidá contou que foi ao evento com a namorada, e quando os shows terminaram, ele encontrou o carro sem as rodas.

“Quando eu cheguei na festa, tinham vários carros estacionados próximos aonde o meu estava. Quando eu saí da festa, por volta de umas 2h30 me deparei com esse quadro. Estava cheio de carro perto do meu, e só o meu que foi furtado. Eles tiveram cuidado de deixar o carro ‘calçado’ no paralelepípedo. Parecia coisa de gente experiente”, relatou o músico.

Bidá tornou o furto público através de uma publicação nas redes sociais. Na postagem, ele inseriu uma foto do veículo já sem as rodas.

“Meu carro é novo, com 20 mil km rodados. As rodas são de liga leve e o conjunto deve custar cerca de R$ 800. Houve prejuízo, mas isso não me abala, porque foi só uma perda material; poderia ser maior. A postagem que fiz foi uma forma de alertar as pessoas sobre esses roubos. A gente vai a um show e não imagina que vão roubar rodas de um carro estacionado próximo a muitos outros”, desabafou Bidá.

Após o corrido, Bidá disse que procurou a polícia e registrou o caso no Complexo de Delegacias do Jomafra, em Feira de Santana. Ninguém ainda foi preso.

*G1




Um homem identificado como Raimundo Barbosa de Souza, 45 anos, foi preso dentro de uma residência localizada no Barro Vermelho em Santo Antônio de Jesus na tarde desta segunda-feira (6).

Com o acusado foi encontrado 130 buchas de maconha prontas para comercialização; 07 porções maiores de maconha; meio tablete de maconha; 13 munições cal 9mm; 03 cal 38; 22 cal 380; 01 cal .40; 02 balanças de precisão; 01 rádio comunicador; 01 metralhadora cal 9mm; 01 pistola Glock cal 9m.

O acusado e o material apreendido foram encaminhados e apresentados na delegacia local para adoção das medidas legais. (Blog do Valente)




As cidades de Porto Seguro, no extremo-sul do Estado, e Itaberaba, na região da Chapada Diamantina, somam 111 dias sem registro de homicídios, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

Segundo o órgão, o número de abordagens, investigações e mapeamentos de inteligência foi intensificado pelas polícias Militar e Civil nos municípios.

Em Porto Seguro, a última morte violenta teria acontecido no dia 23 de março. No primeiro trimestre, o município foi destaque por ter registrado o menor índice de homicídios, no primeiro trimestre, dos últimos seis anos. Já em Itaberaba, distante cerca 264 km de Salvador, a última ocorrência foi contabilizada no dia 21 de fevereiro. (Metro1)




Um acidente envolvendo um ônibus que transportava jogadores do time sub-15 do Esporte Clube Bahia e uma carreta deixou pelo menos um morto, na manhã deste sábado (4), na BR-251. De acordo com informações obtidas pelo BNews, o caso ocorreu após a saída da BR-116. O motorista do ônibus não sobreviveu.

A reportagem entrou em contato com a assessoria do clube que confirmou o fato e está buscando informações sobre feridos e estado de saúde dos jogadores. Ainda não há informações se o ônibus prestava serviço terceirizado e as motivações do acidente. (BNews)




Os limites de 47 municípios baianos foram alterados de acordo com projeto de atualização das fronteiras intermunicipais. A publicação foi feita no Diário Oficial do estado na última terça-feira (30).

Hoje (3), o diretor de Informações Geoambientais da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Claudio Pelosi, que explicou o motivo das alterações ao G1: "O processo ocorre desde 2011, para resolver questões do estado como problemas de localidades povoados. A gente tinha distritos que eram administrados por uma cidade a que ele não pertencia, que ele não era do território de lei", contou.

De acordo com o diretor, as alterações foram feitas para que serviços básicos, como educação, transporte, saúde e segurança jurídica, sejam prestados pela prefeitura responsável por cada município.

Confira os municípios com limites atualizados:
Aracatu
Barra do Choça
Belo Campo
Bom Jesus da Serra
Campo Alegre de Lourdes
Candeias
Cândido Sales
Caraíbas
Casa Nova
Cícero Dantas
Condeúba
Cordeiros
Coronel João Sá
Curaçá
Encruzilhada
Guajeru
Itaparica
Jacaraci
Jeremoabo
Juazeiro
Licínio de Almeida
Madre de Deus
Maetinga
Mirante
Mortugaba
Nova Soure
Novo Triunfo
Paripiranga
Pedro Alexandre
Pilão Arcado
Piripá
Planalto
Poções
Presidente Jânio Quadros
Remanso
Ribeira do Amparo
Ribeira do Pombal
Ribeirão do Largo
Salinas da Margarida
Santa Brígida
Sento Sé
Simões Filho
Sítio do Quinto
Sobradinho
Tremedal
Uauá
Vera Cruz




Alunos da Universidade Federal da Bahia (Ufba) denunciaram, através das redes sociais, a entrada de militares do Exército Brasileiro em diversos pavilhões de aula em Salvador. De acordo com os relatos, os agentes fotografaram diversos cartazes e pichações.

Em outro relato virtual, é possível ver uma foto que mostra dois militares no Pavilhão de Aulas da Federação 3. Eles aparecem com uma planilha.

"Pessoal, militares dentro da federal da Bahia tirando foto de anotações nos quadros, aquela parada de não soltar a mão de ninguém é real, cada vez mais real", relatou uma aluna. "Eu também vi e fiquei morrendo de medo", disse outra.

Procurado pelo Metro1, o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), José Neto, afirmou que o grupo está em diálogo com a reitoria para saber o motivo da “visita”. “Estamos construindo esse diálogo com a reitoria. Ela ainda não nos respondeu, pois muita coisa aconteceu nesses dias, mas vamos aguardar”, afirmou.

Segundo Neto, há um clima de incerteza dentro da universidade. “Durante a campanha, tivemos alguns episódios com militares e isso nos dá receio e medo, pois sabemos o posicionamento dessas instituições. Isso nos põe a pensar sobre qual modelo de segurança queremos num espaço de produção de pesquisa”, disse. (Metro1)




Duas pessoas morreram após motocicleta colidir com uma carreta na BR-101, próximo a cidade de Conceição de Jacuípe na manhã desta quarta-feira (01). Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual, o acidente ocorreu próximo ao Distrito de Picado. As vítimas estavam a bordo de uma motocicleta e vieram a óbito no local.

O motorista o caminhão evadiu-se do local antes da chegada da PRE que permaneceu no local até a chegada da Polícia Técnica, que removeu os corpos para o DPT da cidade de Santo Amaro. As circunstancias do acidente serão investigadas pela Polícia local. Fonte: Voz da Bahia.




O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) dá início, nesta segunda-feira (29), às inscrições para processo seletivo e contratação de Jovem Aprendiz. As inscrições seguem até o dia 3 de maio.

O processo seletivo constará de etapas de avaliação de conhecimentos e habilidades específicas ao cargo, de caráter eliminatório e classificatório. Para se inscrever, o candidato deve ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando a partir do 1º ano, além de ter entre 18 e 22 anos. É desejável possuir conhecimento em Informática.

As entregas de currículos devem ser feitas na portaria administrativa do hospital. O HRSAJ está localizado no endereço Rua Cosme e Damião s/n, Andaiá – Santo Antonio de Jesus – Bahia, CEP 44.570-000. Para mais informações, o candidato pode entrar em contato através do telefone (75) 3162-1400, ramal 1455.

Ascom HRSAJ




Um fazendeiro de 50 anos foi preso, na zona rural da cidade de Nova Viçosa, no sul da Bahia, suspeito de furtar, por três anos, uma quantidade de energia elétrica que seria capaz de abastecer 3,5 mil casas por mês. O município tem 42.950 mil habitantes, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo a Polícia Civil, Valter Santos Nunes foi autuado em flagrante na quarta-feira (24), durante cumprimento de um mandado de busca e apreensão em uma propriedade dele.

A fazenda é especializada em produção de coco e de secagem de café na região e a ligação clandestina, mais conhecida como “gato”, era usada para manter o funcionamento do local, conforme a polícia.

A situação foi descoberta após denúncia recebida pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), que acionou a Justiça.

Conforme a concessionária de energia, a linha não tinha equipamentos de medição, expondo os clientes e a população a riscos de acidentes graves.

Após ação, a linha irregular usada pelo fazendeiro foi desligada e ele foi encaminhado para a carceragem da delegacia da cidade, onde passou a noite. Nesta quinta-feira (25), o fazendeiro foi solto, após pagamento de fiança no valor de R$ 33.333,33.

De acordo com o delegado Marco Antônio Neves, inicialmente, foi pedido o valor de R$ 50 mil em fiança, contudo, a defesa solicitou redução do valor à Justiça e houve abatimento de 1/3. O suspeito irá responder pelo crime em liberdade.

A Coleba alertou que o furto de energia é crime, sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cuja pena pode alcançar até oito anos de reclusão. Segundo a empresa, além de representar riscos de acidentes graves à população, a energia furtada é paga por outros consumidores, através do repasse na tarifa de energia, conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Denúncias de casos de fraudes e furtos podem ser feitas à Coelba, anonimamente, pelo telefone 116 ou o site pelo site da empresa.

*G1




A procuradora-geral de Justiça da Bahia, Ediene Lousado, explicou, em entrevista à Rádio Metrópole, nesta quinta-feira (25), o pedido de reforço a análise de gastos municipais com festas juninas na Bahia.

"Infelizmente ainda há gasto desproporcional com festejos juninos. A população precisa de investimentos em educação, infrasestrutura e saneamento básico, sáude, outras áreas essenciais para a cidadania", defende.

Para ela, alguns prefeitos do estado ainda fazem investimento nos festejos, "esquecendo que a população realmente precisa de investimentos para ter sua dignidade atendida". "Daí nossa recomendação para promotores, para fazerem cumprir a lei", justifica.

Edilene Lousado afima que os promotores do Ministério Público podem fiscalizar, solicitar informações, abrir inquéritos civis e usar todos os procedimentos legais para que lei seja cumprida e a população tenha os direitos atendidos. Se forem encontradas irregularidades, os gestores podem responder criminalmente.

"Desde que temos encaminhado a recomendação, os prefeitos têm ficado mais conscientes e recursos tem sido aplicados de forma mais racional. Esperamos não ter problema este ano", avalia.

"Tem cidades muito pequenas em que investimentos são muito superiores do que cidades de maior porte. A população que precisa de investimento em áreas sociais fica desassistida", completa.

Fonte: Metro1.




Um homem não identificado morreu na madrugada desta quarta-feira (24), após ser atropelado por uma carreta, na BR-116, em Vitória da Conquista, cidade do sudoeste da Bahia.


De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu no Km-816 da rodovia, nas proximidades da localidade de Lagoa das Flores, às 2h50. A carreta tem placa do estado do Rio Grande do Sul.


Segundo informações de testemunhas, o pedestre estava parado sobre a pista no momento do acidente. O condutor da carreta, um homem de 39 anos, foi encaminhado a Polícia Civil local para prestar esclarecimentos.


A vítima foi levada pelo Instituto Médico Legal de Vitória da Conquista. Não há detalhes sobre sepultamento. (G1-BA)




Uma mineradora foi interditada por extração ilegal de rochas de quartzo, na zona rural do município de Itapebi, extremo sul da Bahia, durante uma fiscalização nesta quarta-feira (24). A ação foi realizada pela Auditoria-Fiscal do Trabalho, Exército Brasileiro, Justiça do Trabalho, Ministério Público do Trabalho (MPT), Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A empresa extraía os minerais com finalidade de comercialização para o mercado externo. Segundo a Agência Nacional de Mineração (ANM), a empresa não detinha autorização para a extração mineral para fins comerciais, apenas para a pesquisa. O que configura crime de usurpação mineral. O responsável legal da mineradora não foi encontrado.

A ação ainda flagrou 13 trabalhadores sem registro na carteira de trabalho, ausência de exames de saúde admissionais e sem a observação das medidas de segurança e saúde de trabalho. Apesar de operarem com explosivos, os trabalhadores não receberam treinamento, manuseando-os de forma insegura e em desacordo com as normas técnicas vigentes, gerando risco de explosões acidentais.

As atividades com explosivo eram realizadas de forma precária, sem observância das normas técnicas, com o acionamento do explosivo antes mesmo do trabalhador sair da zona de perigo, o que poderia ocasionar acidentes com resultados fatais. Além do risco de acidentes, havia também a exposição dos trabalhadores a sílica.

De acordo com a auditora fiscal do trabalho, Liane Durão, as atividades de extração foram interditadas pela equipe de fiscalização do trabalho e serão lavrados autos de infração por todas as irregularidades trabalhistas constatadas. (BahiaNotícias)


Author Name

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.