Últimas Notícias



O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, exonerou 21 dos 27 superintendentes regionais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), entre o superintendente na Bahia, Alberto José Santana, conforme publicação no Diário Oficial desta quinta-feira (28). Os substitutos, no entanto, não foram anunciados.

Somente os superintendentes de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Pará foram mantidos nos cargos. A instância executa principalmente as operações de fiscalização e também atua em emergências ambientais, na prevenção e no controle de incêndios florestais. (BahiaNotícias)




A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou nesta quinta-feira (28) ao STF (Supremo Tribunal Federal) um documento reforçando um pedido de alteração da competência do caso do sítio de Atibaia (SP).

Segundo o jornal Folha de S. paulo, as advogados do petista argumentam que uma perícia contratada pela própria defesa concluiu que a juíza Gabriela Hardt, substituta de Sergio Moro na 13ª Vara Federal de Curitiba, copiou termos e padrões estéticos da condenação aplicada pelo atual ministro da Justiça e da Segurança Pública no processo do tríplex do Guarujá (SP). As duas ações são da Operação Lava Jato.

A petição reforça um pedido que já havia sido feito ao STF para transferir a competência do julgamento do caso do sítio de Atibaia para tribunais de Brasília ou São Paulo, já que, de acordo com a defesa, os supostos atos ilícitos teriam ocorrido nesses estados.
“O parecer técnico em questão evidencia, de uma vez por todas, que os processos envolvendo o reclamante [Lula] não estão sendo propriamente julgados nas instâncias inferiores; ao contrário, ali estão sendo apenas formalizadas decisões condenatórias pré-estabelecidas, inclusive por meio de aproveitamento de sentenças proferidas pelo ex-juiz.”

A sentença de Hardt foi expedida no último dia 6. Lula foi condenado a 12 anos e 11 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. (Bahia.ba)




Os moradores da ilha de Malta, na Europa, vivenciaram uma chuva um tanto quanto diferente no último final de semana. Em meio a forte tempestade que atingiu o país, centenas de peixes vivos foram vistos caindo do céu e ‘aterrissando’ nas estradas de Xemxija, próximas à baía de St. Paulo, no norte da ilha. O fênomeno foi causado pelas fortes rajadas de vento que acompanharam a tempestade e que deixaram o mar agitado, fazendo com que os peixes fossem levados até a costa e cobrissem as ruas da baía. Em um vídeo gravado por um morador que estava na estrada no momento da chuva incomum, pessoas foram flagrados saindo de seus carros e se arriscando no meio da tempestade para recolher os peixes do chão.

No mesmo vídeo é possível ouvir o morador comentando que a possibilidade é de que os peixes voadores tenham vindo de uma fazenda de peixes localizada na região. “É por isso que estamos legais e seguros dentro do Land Rover!”, brincou o homem. A tempestade que atingiu a ilha causou grandes danos e interrupções nas estradas ao longo da área e do transporte público que funcionava na região. As autoridades de Malta aconselharam às pessoas a permanecerem em locais fechados, devido à “alta ameaça à vida e à propriedade”. O Departamente de Proteção Civil de Malta confirmou ter recebido mais de 300 pedidos de ajuda, porém não há registro de vítimas graves. Além da 'chuva' de peixes , parte da ilha ainda sofreu queda de energia, quando a força do vendaval atingiu 101 quilômetros por hora. (Último Segundo)




O corpo do adolescente, Caíque Neves Nascimento, 15 anos, suspeitos de ser o responsável pela morte de mãe e filha, na cidade de São Felipe, recôncavo baiano, foi morto a tiros.

O corpo do jovem foi encontrado num matagal, com marcas de tiros e com umas das mãos decepada.

Segundo a Polícia Civil, Nascimento era o principal suspeito do crime, o Voz das Bahia, informou que ele também praticava tráfico de drogas.

O corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica de Santo Antônio de Jesus. O caso segue sendo investigado.



Aconteceu na manhã desta quinta-feira (28), a entrega da Praça da Ciência, construída ao lado da rodoviária, um espaço que uniu em sua estrutura a ciência e a brincadeira como forma de aprendizado.

A cerimônia contou com a presença do Prefeito Júlio Pinheiro, o Deputado Jorge Solla, Sócrates Santana, assessor especial da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), os vereadores da base aliada do governo além de personalidade políticas da região e os Secretários Municipais.

O evento iniciou com a entrega de um veículo 0 km para o Conselho Tutelar de Amargosa, conquistado através de uma emenda parlamentar do Deputado Jorge Solla. Jailton Fernandes, Secretário Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, afirmou que a chegada do novo carro vai facilitar ainda mais as ações e atividades que o conselho venha a desenvolver.

Além do veículo, Amargosa foi uma das 35 cidades contempladas com a instalação de uma Praça da Ciência, projeto do Governo da Bahia implantado pela SECTI, com o intuito de popularizar o conhecimento científico, através de instalações que despertem a vontade de aprender usando técnicas relacionadas ao cotidiano.

Na ocasião, a Secretária Municipal de Educação Márcia Batista, falou exclusivamente para as crianças, onde lembrou das dificuldades do ensino há uns anos atrás e reforçou o incentivo ao aprendizado, pois com a nova praça fica mais fácil e mais gostoso aprender.

A Secretária reafirmou que o espaço é um ambiente de livre acesso, para ser utilizado por alunos de escolas públicas, privadas e também toda a população de Amargosa.

Em menos de 24 horas a Prefeitura Municipal de Amargosa apresentou à população três grandes conquistas, frutos de uma gestão comprometida com o desenvolvimento da nossa cidade. (ASCOM)





Durante sessão realizada nesta quinta-feira(28), a Câmara de Vereadores de Amargosa aprovou por unanimidade o Projeto de Lei Nº 385, de 13 de fevereiro de 2019, que autoriza o Chefe do Poder Executivo a celebrar e assinar Convênios, Contratos de Repasse e outras avenças “ad referendum” da Câmara Municipal.







Na tarde desta quarta-feira, dia 27 de fevereiro, o Colégio Eleitoral, composto pelos membros do Conselho Universitário (Consuni), esteve reunido em sessão extraordinária para aprovação e deliberação da lista tríplice para os cargos de reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no quadriênio 2019-2023.

Após votação nominal , os eleitos para compor a lista para reitor foi constituída pelos nomes dos professores na seguinte ordem de votação: Georgina Gonçalves, Tatiana Velloso, e Fabio Josué Santos. Para o cargo de vice-reitor os mais votados foram: José Pereira Mascarenhas, Renê Medeiros de Souza e Josival Santos Souza.

De acordo com o presidente da sessão e atual reitor, Silvio Soglia, a lista tríplice será encaminhada ao Ministério da Educação para proceder a nomeação oficial do novo reitor(a) da UFRB. Soglia encerrou a sessão fazendo um agradecimento especial aos conselheiros pelo processo sucessório e aos candidatos pela disposição e compromisso com a instituição. (ASCOM)

Author Name

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.