Morte de peixes impede consumo e banho em lagoa de Feira de Santana
Alguns cuidados devem ser tomados na lagoa localizada na Conceição II, em Feira de Santana (distante 109 km de Salvador), após apareceram peixes mortos, a maioria da espécie tilápia do Nilo, na última terça-feira, 5.
O educador ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Feira de Santana (Semmam), João Dias, e a professora-doutora Hilda Teles, da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), estiveram na lagoa na quarta, 6, para colher amostras da água e fazer a análise.
Eles informaram que os peixes não devem ser consumidos. O banho também deve ser evitado na região, já que não se conhece a concentração de coliformes fecais, que são indicadores da qualidade da água. O exame para detectar as causas do incidente ainda será feito pela Semmam.
A professora Hilda informou à secretaria que as mortes são um indicativo de que a água está alterada. Ela explicou que o consumo dos animais pode provocar problemas intestinais, e também que nos organismos destes animais pode conter metais pesados, elementos químicos tóxicos, como mercúrio e chumbo, que, acumulados e com o passar dos anos, podem causar sérios problemas de saúde.
Já o educador ambiental disse que o problema de poluição das lagoas é diretamente relacionado ao direcionamento de esgoto para estes espaços. Ele concluiu que o transtorno só será solucionado com educação ambiental e universalização do saneamento básico. (ATarde)



Postar um comentário